FernandaCarvalho

sábado, maio 13, 2006

Aula Nº 17 Filme “Spinning Boris”

O filme “Boris” de seu original “Spinning Boris” de 2003, do realizador Roger Spottiswoode, com a duração tem 98 minutos, e no qual participam Jeff Goldblum (George Gorton), Anthony LaPaglia (Dick Presner), Liev Schreiber (Joe Shumate), Svetlana Efremova (Tatiana Dyachenko), Shauna MacDonald, Zoltan Buday é um filme com uma trama fortíssima.

Neste filme pode-se ver de uma forma muito realista, como a manipulação aliada à perícia dos três norte-americanos, resulta de uma forma muito evidente, recorrendo a “imagens” e estratégias de assessoria de comunicação política.
  1. Desde o Focus Group, em que são apresentadas questões e situações a um grupo de pessoas que terão a finalidade de “amostrar” – juntar um grupo de pessoas que irão reflectir a opinião pública.
  2. A própria Manipulação, pois só se mostra o que se quer do “nosso candidato”.
  3. Os soundbites que no filme são relatados, desde a sua criação à sua aplicação.
  4. A campanha negativa, À qual os russos se rendem, e que inicialmente Tatiana não estaria de acordo.
  5. E ainda a fuga, que é quando são contactados para dizerem se estão ou não envolvidos, simulam que estão com pouca rede e a perder a chamada de telemóvel.

O que podemos ver?
Baseado em factos reais, este filme deixa a mensagem no ar… de que um político pode usar de astúcia a artífices para conseguir o que realmente quer…
Isto também foi um tema analisado ao longo das últimas aulas (manipulação I, II, III).
Quem viu este filme, não pode deixar de o achar muito bem realizado e com um grau elevadíssimo de ironia.
O filme começa com a contratação, via telefone, de três especialistas em comunicação, de forma secreta e mediada, para engendrar a eleição de Boris Yeltsin.

George Gorton, Dick Presner, e Joe Shumate têm um trabalho árduo pela frente quando se deparam com um panorama negativo no qual, a 106 dias da eleição, as sondagens revelam 6% das intenções de voto.
Em contrapartida, o seu opositor directo, o líder comunista Gennady Zyuganov detém 31%.
É com este panorama que deparam quando chegam à Rússia e são obrigados a ficar retidos num hotel de luxo com uma segurança bastante apertada que não permite qualquer deslizes ( a liberdade é totalmente condicionada), porque seria uma humilhação contratarem assessores norte-americanos.
O presidente, esse, nunca dá a cara, sendo que a sua filha, Tatiana, é quem medeia toda a sua campanha, que irá ter a tarefa de convencer o seu pai a entrar nas estratégias, que com astúcia, vão-se desenrolando.

O desafio é tornar o presidente mais amistoso e próximo dos eleitores, diminuindo os seus longos discursos e transmitindo uma imagem simpática.
A 96 dias da eleição Yeltsin estava com 9% e a 76 dias tinha duplicado a parada inicial (12%) debatendo-se contra 24%.
Entretanto, em Abril de 96, os países mais poderosos reúnem-se e Bill Clinton alia-se à candidatura de Yeltsin. Disto resultou uma nova e substancial subida para 20% contra 22%.
Durante todo o filme Gorton, um dos assessores, usa um gravador para relatar todos os acontecimentos.
Continuando a discernir sobre os passos da campanha, o trio de consultores vê o seu esforço ganhar forma.
Mas, ainda assim, havia um “público esquecido” – a população do campo.
Estas tinham outras necessidades e não se deixavam influenciar por um político que dançava ou era mais amistoso.
A estratégia aqui teria de ser outra visto que estes estavam preocupados com a sua segurança. Assim mostrou-se uma campanha televisiva que focava os ataques Bolcheviques, com a mensagem “Mantenha a Rússia segura”.
A dada altura, junta-se ao “triller” um jornalista, da Revista Times, que os confronta com o facto de já saber deles. Contacta-os tentando obter mais informações e chantageia-os sobre o que já sabe. Assim chegam ao acordo de que só será publicado depois do resultado das eleições.
É de facto publicado dias depois tal como o acordado, na Revista Times, onde se poderia ler na capa “Yanks to the Rescue; The secret story of how american advisers helped Yeltsin win”.
Link de interesse: